Alta da segurança no Brasil demanda soluções em big data
Alta da segurança no Brasil demanda soluções em big data
Em 2024, o número de empresas de segurança privada em operação no Brasil ultrapassou 4.900, segundo dados da Polícia Federal.
Isso representa um crescimento de 3,6% em comparação com 2023. Esse avanço reflete uma tendência clara de fortalecimento do setor, especialmente no segmento de segurança patrimonial.
Em um contexto em que a explosão do volume de dados redefine as estratégias empresariais, a demanda por soluções de armazenamento eficientes, escaláveis e acessíveis nunca foi tão crucial. As empresas buscam alternativas que superem as limitações do armazenamento em nuvem tradicional, combinando maior capacidade, menor investimento e confiabilidade superior.
“Os servidores dedicados oferecem uma vantagem estratégica crucial em relação à nuvem: não dependem da conectividade com a internet nem de redes externas, o que proporciona níveis inigualáveis de resiliência e confiabilidade operacional”, explica Celso Coslop, consultor de desenvolvimento de negócios da QNAP Brasil. Essa independência tecnológica garante acesso contínuo e seguro aos dados vitais para a operação, especialmente em cenários onde a conectividade pode ser instável.
Nesse sentido, o armazenamento conectado à rede (NAS) surge como uma solução de ponta para empresas que buscam otimizar seus recursos sem comprometer o desempenho. “A solução NAS da QNAP não apenas oferece armazenamento de grande volume e alta qualidade, mas também permite uma gestão eficiente de custos, facilitando que sistemas críticos como videomonitoramento armazenem imagens por longos períodos sem aumentar desproporcionalmente o orçamento”, acrescenta Coslop.
A capacidade de escalar até petabytes e a flexibilidade para integrar expansões JBOD tornam o NAS uma ferramenta indispensável para gerenciar grandes volumes de dados gerados continuamente em setores que vão de pequenas e médias empresas a projetos de cidades inteligentes e vigilância corporativa. Essa abordagem integral não apenas melhora a retenção de dados em alta resolução, mas também simplifica a administração centralizada, aumentando a produtividade e a segurança.
Segurança no trânsito
Acidentes de trânsito são a maior causa de morte de crianças e jovens até 29 anos em todo o mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Logo, além de zelar pela segurança patrimonial, inovar em tecnologias de tráfego também é algo visado pelas empresas e população.
A Pumatronix, especialista em soluções para Sistemas de Transporte Inteligente (ITS), desenvolveu os sistemas LPR (License Plate Recognition) e ANPR (Automatic Number Plate Recognition), que funcionam como uma malha de vigilância distribuída, permitindo identificar veículos em tempo real. Ao comparar placas capturadas com bases de veículos roubados, suspeitos ou associados a crimes, eles possibilitam a geração de alertas automáticos para as forças de segurança.
A análise em tempo real permite que ocorrências como roubos ou sequestros com uso de veículos sejam combatidas com respostas rápidas. Uma vez inserida a placa em um sistema de busca ou alerta, qualquer câmera equipada com LPR/ANPR pode detectar o veículo em fuga imediatamente. Isso viabiliza o rastreamento dinâmico de rotas, o bloqueio coordenado em vias, e o compartilhamento instantâneo de informações com patrulhas ou bases de operação. Além disso, veículos de carga podem ser monitorados para identificar desvios de rota ou cargas e descargas não autorizadas, prevenindo o transporte ilegal, o roubo de mercadorias ou descaminho.
“A integração com big data permite correlacionar milhões de registros de passagem de veículos com horários, rotas, frequências e perfis de tráfego. Isso ajuda a identificar padrões atípicos, como veículos circulando repetidamente em horários incomuns, possíveis clones de veículos ou percorrendo rotas alternativas para fugir de controles. A tecnologia também possibilita cruzar dados com outros sistemas, como plataforma de investigações policiais ou bases de inteligência, criando insights preditivos e redes de relacionamento entre veículos suspeitos”, afirma Alexandre Krzyzanovski, diretor de Engenharia da Pumatronix.
As soluções da Qnap e Pumatronix estarão na ISC Brasil 2025, de 02 a 04 de setembro, no Distrito Anhembi. Para conferir, basta fazer seu credenciamento gratuito aqui. Os ingressos para a ISC Brasil Conference também estão disponíveis neste link.