03 a 05 de Setembro 2024
Distrito Anhembi | SP

Primeiro centro de excelência em smart cities do Brasil é lançado em Foz do Iguaçu

Conteúdo publicado originalmente no site Primeiro Centro de Excelência em Smart Cities do Brasil é lançado em Foz do Iguaçu    - Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (pti.org.br)

Na quarta-feira (27/04) aconteceu o 1º Encontro de Negócios em Smart Cities, realizado pela parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) e o Grupo Brasil Soberano. O objetivo do evento foi o lançamento do primeiro Centro de Excelência em Smart Cities do Brasil, consolidando a cidade de Foz do Iguaçu como referência no tema Cidades Inteligentes em território nacional.

O projeto visa integrar inovação, empreendedorismo e negócios, baseados em todas as ações que serão realizadas na cidade. Foz do Iguaçu já conta com o primeiro Sandbox regulatório para Smart Cities, que resultou na origem do Programa Vila A Inteligente, criado pelo PTI-BR, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Itaipu Binacional e Prefeitura de Foz do Iguaçu. 

A criação do Centro de Excelência em Smart Cities tem o intuito de representar a integração das operações urbanas em municípios de maneira muito verossímil. Na abertura do evento de lançamento, o diretor de negócios e inovação do PTI, Rodrigo Régis, apresentou as ações em Cidades Inteligentes e sobre como será a atuação do centro. 

Dentre as atividades do Centro, estão: Operação de tecnologias em ambiente real; Imersão em cidades inteligentes; Qualificação e capacitação de pessoal; Validação, teste e implantação de soluções. Acompanhamentos serão realizados pelos seguintes órgãos: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (ABRAC).

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre temas de interesse da ISC Brasil. Para continuar lendo, acesse Primeiro Centro de Excelência em Smart Cities do Brasil é lançado em Foz do Iguaçu    - Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (pti.org.br).