Segundo dia da ISC Brasil 2025 reforça importância da integração da tecnologia na segurança

Segundo dia da ISC Brasil 2025 reforça importância da integração da tecnologia na segurança

14 painéis movimentaram o evento nesta quarta (3), incluindo a palestra de Orlando Morando; Cosafe lançou livro sobre proteção em escolas no evento

Nesta quarta (3), o segundo dia da ISC Brasil 2025 reforçou como a tecnologia se tornou fundamental para aumentar a segurança nos dias atuais. O evento, que acontece no Distrito Anhembi, em São Paulo, até quinta (4),  recebeu 14 painéis, sendo nove na ISC Conference e cinco no Palco 360º, além do lançamento do livro Escolas em Alerta.

Tecnologia Smart Sampa inova o monitoramento por imagem no combate ao crime na cidade de São Paulo

No segundo dia da ISC 2025, Orlando Morando, secretário municipal de Segurança Urbana da cidade de São Paulo, ministrou uma palestra para mostrar como funciona o Smart Sampa, programa de monitoramento inteligente que alia tecnologia, integração de dados e resposta rápida com objetivo de reduzir a criminalidade e aumentar a segurança na capital paulista.

Com mais de 32.720 câmeras instaladas, o sistema está presente em todas as regiões da capital. Só na Zona Leste são 8.055 câmeras, seguidas pelo Centro (7.690), Zona Oeste (7.280), Zona Sul (6.939) e Zona Norte (2.756).

“Além da vigilância, o Smart Sampa conta com reconhecimento facial para identificar foragidos da Justiça, pessoas desaparecidas e placas de veículos furtados ou roubados. Essa integração já resultou em 400 crimes solucionados, reforçando a eficiência do sistema”, destaca Morando.

O Smart Sampa integra informações de diversos órgãos, como a Polícia Civil, CET, SPTrans e Defesa Civil, garantindo maior agilidade nas operações e precisão nas ações de segurança. Os bancos de dados incluem registros de pessoas desaparecidas, fornecidos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania; informações sobre foragidos da Justiça, disponibilizadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado; e dados sobre veículos furtados ou roubados, integrados por meio da plataforma Córtex do Governo Federal. Além disso, câmeras estão sendo instaladas em motos da GCM e da PM, bem como nos ônibus do transporte público municipal, ampliando a cobertura do sistema.

De acordo com o secretário de segurança, em 2025, foram capturados 1.757 foragidos, realizadas 1.437 prisões e localizadas 85 pessoas desaparecidas. “Desde a implantação, o Smart Sampa já registrou 3.210 prisões em flagrante, mostrando como o monitoramento inteligente vem transformando a segurança da cidade”, afirma.

APP Mulher

O programa também aposta no uso de tecnologia para o combate à violência doméstica. O APP Mulher, integrado ao Smart Sampa, é voltado exclusivamente para mulheres que possuem medida protetiva judicial. Atualmente, o aplicativo conta com 5.688 usuárias cadastradas. Este ano foram registrados 324 chamados de emergência, que resultaram no acionamento imediato da GCM mais próxima, garantindo uma resposta rápida e um nível maior de segurança e proteção para as vítimas.

Livro Escolas em Alerta é lançado pela Cosafe na ISC Brasil

Com o compromisso de fortalecer a segurança nas escolas brasileiras, o livro Escolas em Alerta foi lançado durante a ISC Brasil 2025, no stand da ASIS International, apoiadora do projeto. A publicação, escrita por 33 especialistas em segurança, gestão de crises e proteção escolar, estará disponível para download gratuito.

Organizado pela Cosafe, referência em tecnologia para alerta e gerenciamento de incidentes críticos em organizações, a publicação reúne propostas interdisciplinares e colaborativas voltadas a educadores, gestores, autoridades públicas, famílias e todos os interessados em promover ambientes educacionais mais seguros, resilientes e acolhedores.

“É uma abordagem prática e reflexiva, apresentando protocolos de prevenção, estratégias de gestão de crises, boas práticas já implementadas em instituições de ensino e recomendações para o amadurecimento da cultura de segurança escolar no país”, destaca Ana Flavia Bello Rodrigues, CEO da Cosafe LATAM e especialista em gestão de incidentes.

A escolha da ISC Brasil para o lançamento foi estratégica. O evento, que reúne profissionais de segurança de todo o Brasil, é considerado um espaço privilegiado para aprendizado, networking e troca de experiências. “O livro é escrito por 33 autores, muitos deles de fora de São Paulo. Entendemos que seria uma oportunidade de unir aprendizado e visibilidade dentro da feira”, ressalta Rodrigues.

Segunda a executiva, o projeto nasceu da percepção da baixa maturidade das escolas brasileiras no preparo para emergências e gestão de incidentes críticos. “Temos um grupo de profissionais com expertises complementares e entendemos que poderíamos agregar conhecimento para a proteção das crianças e adolescentes. O grande ganho do livro é a pluralidade de pontos de vista, que traz uma visão multidisciplinar e mais estratégica sobre o tema”, conclui.

 

Qualquer perímetro vira barreira

A A\Sense, empresa brasileira líder em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de segurança, oferece sistemas inteligentes que vão além da vigilância tradicional. Com um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) dedicado à criação de sistemas de defesa com tecnologia de ponta, todos os produtos passam por rigorosos testes e validações em campo, garantindo eficácia e confiabilidade em cenários reais.

"Nossas soluções nascem da necessidade de antecipação e gestão proativa de riscos", explica Hamilton Luiz, CEO e cofundador da empresa.

Os sistemas A\Sense identificam padrões ocultos, antecipam riscos e eliminam vulnerabilidades. O Fence Lite atende aos mais altos níveis de exigência em sistemas de proteção perimetral, fazendo a detecção e o alarme de forma proativa, sem falsos alarmes. Assim, qualquer tentativa de intrusão, em qualquer tipo de perímetro, é avisada de forma precisa e imediata, transformando qualquer perímetro em uma barreira de alta segurança.

“Combinando versatilidade, tecnologia avançada e confiabilidade, a A\Sense se consolida como referência em soluções integradas de segurança perimetral inteligente, oferecendo proteção, tranquilidade e continuidade operacional para nossos clientes”, conclui Luiz.

A A\Sense, empresa especializada em deep tech, líder e referência no desenvolvimento e na fabricação de soluções avançadas em Sensoriamento Óptico e IoT para os setores de Segurança Eletrônica, é patrocinadora ouro do evento.

Tim Wenzel fala sobre a ‘síndrome de impostor’ do líder na área de segurança

“Precisamos aprender a superar a insegurança na indústria da segurança.” Com essa frase, Tim Wenzel (Security Leader da Kroll, empresa especializada em gestão de riscos) abriu sua palestra “The Insecurity in Security”, nesta quarta-feira (3), na ISC Brasil.

O especialista centrou sua palestra nas diferenças e semelhanças entre profissionais que migram do setor público para o privado na segurança, mostrando como uma liderança com gentileza é importante para gerar confiança na equipe e chegar a melhores resultados.

“Quantas pessoas são transferidas para o setor privado e percebem que não têm ideia de como as regras funcionam?”, questionou. “Você pode ficar feliz em correr para um tiroteio, mas fica aterrorizado em ter uma conversa ou em ser criticado ou em aceitar conselhos.”

Para Wenzel, equipes que não atingem seus objetivos geralmente têm como causa a síndrome do impostor ou a ansiedade. “Quase todos os executivos têm estratégias baseadas em medo. Mas nós não queremos isso. Nós queremos ser líderes inspiradores.”

‘Enfrentei e ainda enfrento olhares atravessados’, diz Cynthia Merchant em palestra sobre liderança de mulheres

O segmento da segurança evoluiu muito, nas últimas duas décadas, em relação à diversidade, mas ainda há um importante caminho pela frente. Na palestra “Liderança de Mulheres na Área de Segurança”, a keynote speaker Cynthia Merchant, Global Security Associate Director da Novartis, subiu ao palco da ISC Conference para contar sua experiência no setor, para mostrar que “a verdadeira força vem da diversidade” e que “liderança não tem gênero”.

 

“Há 20 anos, quando entrei no mundo da segurança, mulheres simplesmente não trabalhavam [na área]. Enfrentei e ainda enfrento olhares atravessados, comentários depreciativos, diferenças salariais”, afirmou a especialista,  reforçando que a experiência tanto com chefes ruins quanto com líderes bons a fez evoluir na profissão.

Para ela, falar de liderança é falar de influência, “e não se pode influenciar se não há confiança”. “Tive um chefe ruim e me sentia pequena, diminuída, desrespeitada e desvalorizada. Nunca quero ser esse tipo de pessoa, por isso, todo dia eu faço um esforço consciente para que ninguém da minha equipe se sinta assim.”

Cynthia apontou, em uma palestra com vários acontecimentos (alegres e tristes) de sua trajetória, os principais desafios e caminhos para que uma liderança seja capaz de “transformar a equipe” de uma posição de obediência e medo para de comprometimento e engajamento.

Praticar a reflexão, dar feedbacks constantes, saber se desculpar e aprender com os erros e com as pessoas estão entre as principais características do bom e da boa líder, segundo Cynthia.

Inteligência Artificial impulsiona negócios na segurança

A ISC Brasil 2025 provou que a Inteligência Artificial (IA) veio para ficar no setor de segurança. Expositores mostraram, em seus estandes, soluções com o uso dessa tecnologia.

“A IA já permite buscas mais eficientes e mais inteligentes, o que significa respostas mais rápidas e decisões mais inteligentes para os negócios”, afirma Andrei Junqueira, Channel Businnes Manager para o Brasil da Milestone Systems, que apresenta, no evento, uma nova versão para o software de gerenciamento de vídeo XProtect, a analítica por IA da BriefCam e soluções de segurança de vídeo em nuvem da Arcules.

A Milestone também está desenvolvendo o Projeto Hafnia, que foca em soluções de IA para cidades inteligentes, utilizando dados de vídeo de alta qualidade e em conformidade com as regulamentações da UE (União Europeia), já disponibilizando um modelo de linguagem visual para gestão de transportes, treinado com dados de Gênova, Itália.

Outro exemplo é o serviço de CFTV com Inteligência Artificial do Grupo Protege, que oferece uma solução de monitoramento automatizado que aumenta a eficiência na prevenção de riscos em lojas físicas. Através da análise inteligente de dados em tempo real, o sistema é capaz de identificar comportamentos suspeitos, mapear o fluxo de pessoas e prevenir fraudes de forma automática.

Segundo Alecsandro Rocha, Gerente Corporativo de Segurança do Grupo Protege, a aplicação da Inteligência Artificial no setor de segurança representa um avanço estratégico para o varejo. “A IA amplia a capacidade de análise e resposta das equipes, trazendo agilidade e precisão que seriam impossíveis apenas com recursos humanos. Essa tecnologia permite transformar dados em informação útil para tomada de decisão, tornando a prevenção de riscos mais proativa e eficiente. Mais do que uma ferramenta, ela está se consolidando como um diferencial competitivo essencial para empresas que buscam reduzir perdas e oferecer uma experiência de compra mais segura ao consumidor”, destaca.

Já a Oakmont Group apresentou produtos como a Axon Body 4, câmera corporal com transmissão ao vivo, criptografia avançada e recursos de IA; a Axon Fleet 3, solução veicular com gravação contínua, reconhecimento automático de placas (ALPR) e integração com a plataforma Evidence, entre outras tecnologias.