03 a 05 de Setembro 2024
Distrito Anhembi | SP

O que é um honeypot em segurança digital?

Se em alguns casos não dá para impedir uma invasão digital, que tal colocar uma isca e capturar o hacker? Veja abaixo, o que é um honeypot em segurança digital e como essa opção funciona para ampliar a prevenção de ataques cibernéticos. Já diziam que a melhor defesa é o ataque, mas nesse caso é uma espécie de contra ataque usando algo para atrair o invasor.

Leia também: Ataques digitais aceleram crise global de segurança cibernética

Indo com sede ao pote

Essa expressão típica brasileira está ligada diretamente ao honeypot em segurança digital. Ao traduzir para o português, honeypot significa “pote de mel”, algo doce e gostoso que pode atrair predadores. Essa é a função básica do honeypot, atrair os invasores para uma armadilha.

O honeypot é um sistema conectado à rede e configurado como chamariz para atrair os ataques cibernéticos detectando, desviando e estudando as tentativas dos hackers em obter acesso não autorizado aos sistemas de informação.

A função de um honeypot é se apresentar na internet como um alvo potencial para invasores — geralmente, um servidor ou outra fonte de alto valor — e coletar informações, notificando os defensores — white hats — sobre quaisquer tentativas de acesso a isca por usuários não autorizados.

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre segurança digital. Para continuar lendo, acesse o site do Terra.