Tecnologia multibiométrica: fórmula para o sucesso e seus efeitos para o mercado de seguros
A massificação da tecnologia vem exigindo um alto poder de inovação do mercado de seguros. Existem diversas ferramentas que proporcionam a simplificação de processos que, outrora, traziam inúmeros impactos ao setor com relação ao tempo e à experiência do cliente. Atualmente, o segmento caminha para uma maturidade tecnológica elevada, mas, certamente, ainda há muito espaço para melhorias, especialmente, no que diz respeito à segurança e às tecnologias multibiométricas.
Tendo em vista este cenário, as falhas de segurança no mercado de seguros têm chamado a atenção, especialmente, pelos prejuízos gerados a partir delas. De acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), durante o primeiro semestre de 2021, 15,6% dos sinistros registrados no país foram classificados como suspeitos, somando um valor de R$ 349,3 milhões em fraudes. Dados, esses, que evidenciam a necessidade das seguradoras em buscarem por soluções eficazes na blindagem de seus sistemas biométricos de segurança.
Com o avanço tecnológico as seguradoras passaram a implantar em seus negócios recursos como Machine Learning, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, trazendo mais precisão em dados para a tomada de decisões e agilidade no atendimento, proporcionando aos seus clientes uma experiência 360°. Entretanto, com o surgimento da pandemia, muitas seguradoras implantaram serviços para preencher, de maneira emergencial, uma lacuna, deixando brechas para fraudes. Desta forma, é fundamental que haja simplificação no processo de contratação, mas, também, é imprescindível que essa simplificação esteja acompanhada de máxima segurança.
Com o objetivo de incluir soluções multibiométricas em seu processo de onboarding de clientes e ampliar a segurança dos procedimentos, uma das maiores seguradoras do mundo implementou serviços de prevenção de fraudes por roubo de identidade, a partir da assinatura eletrônica com vídeo do momento da assinatura. Neste processo, é feita a captura da biometria facial e do autógrafo, finalizando com um vídeo acordo em que a pessoa confirma a contratação, capturando a biometria de voz e oferecendo ampla segurança e atribuição ao processo.
A partir disso, a seguradora estava pronta para realizar as vendas à distância em 2020, quando tivemos o início da pandemia, realizando as assinaturas de apólices de maneira 100% digital. De acordo com dados da empresa, como resultado foi registrado um aumento de 25% de vendas no período, enquanto outras seguradoras, que ainda não estavam prontas para um onboarding digital, sofreram perdas relevantes de vendas.
Este é um conteúdo de curadoria RX sobre Tecnologia multibiométrica. Para saber mais acesse NetSeg.