SOLUÇÕES INOVADORAS CONTRIBUEM PARA SEGURANÇA EM DIVERSOS SETORES

Em um mundo onde a segurança é uma preocupação constante, diversos setores - desde logística até segurança pública - enfrentam desafios cada vez mais complexos.

Graças aos avanços tecnológicos, temos à nossa disposição uma ampla gama de ferramentas e soluções inovadoras para agir de maneira mais eficiente e inteligente.

No Brasil, os desafios em relação à segurança pública são significativos. Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, o país figura entre as cinco nações com maior sensação de violência no mundo. Uma solução promissora para enfrentar esse problema é o investimento em infraestrutura e tecnologia, visando transformar nossas cidades em ambientes mais seguros e inteligentes. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o custo total com segurança no Brasil representa anualmente 5,9% do Produto Interno Bruto (PIB), equivalente a R$ 595 bilhões, abrangendo gastos com segurança privada, despesas governamentais e perdas de produtividade devido a homicídios.

Com o aumento das taxas de criminalidade, autoridades estão adotando sistemas de vigilância por vídeo, reconhecimento facial e análise de big data para prevenir crimes e responder rapidamente a incidentes. Essas tecnologias não só melhoram a capacidade de monitoramento de áreas de alto risco, mas também dissuadem atividades criminosas.

No setor da segurança privada, empresas investem em soluções avançadas como sistemas de alarme conectados à nuvem, controle de acesso biométrico e patrulhamento automatizado com drones, fortalecendo não apenas a segurança física, mas também oferecendo maior eficiência e agilidade na resposta a incidentes.

A segurança cibernética também se tornou uma prioridade para empresas e governos, à medida que os ataques virtuais se tornam mais sofisticados e frequentes. Para proteger dados confidenciais e infraestruturas críticas, estão sendo desenvolvidas soluções avançadas, como firewalls de próxima geração, detecção de intrusos baseada em inteligência artificial e análise comportamental.

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o setor de segurança eletrônica do Brasil alcançou um faturamento superior a R$ 12 bilhões em 2023. Esses números refletem a contínua expansão e importância do setor de segurança eletrônica no país, evidenciando a demanda crescente por soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas para proteger ativos e garantir a segurança de pessoas e empresas.

No setor de varejo, o uso de tecnologias como câmeras de vigilância inteligentes, etiquetas RFID e sistemas de análise de vídeo está ajudando os varejistas a reduzir as perdas por furto e fraude, ao mesmo tempo em que melhoram a experiência do cliente. Já no campo da logística, as tecnologias estão sendo usadas para rastrear o movimento de mercadorias em tempo real, otimizar rotas de entrega e garantir a integridade das cargas.

A recente aprovação de uma lei que impõe medidas de proteção obrigatórias em condomínios evidencia a importância da segurança nesse contexto, destacando a urgência de investir em soluções que garantam o bem-estar de todos os envolvidos.

O uso inteligente das tecnologias de segurança está transformando a forma como protegemos pessoas, propriedades e informações em todo o mundo. Investir em soluções que promovam um ambiente mais seguro e resiliente é fundamental. Por meio da inovação e colaboração, podemos construir um futuro mais seguro para todos.

Toda essa tecnologia, e as tendências do mercado de segurança, estarão presentes na ISC Brasil 2024, que acontece no Distrito Anhembi, na capital paulista, de 03 a 05 de setembro. Uma oportunidade para conferir de perto as inovações do setor.