10 vantagens de se utilizar sistemas de monitoramento à distância

Conteúdo publicado originalmente na NetSeg.

Conheça mais essa tecnologia já utilizada em diversos setores no Brasil.

Há décadas, controlar escadas rolantes, sistemas de ar-condicionado, portas, detectores de metais e outros elementos presentes em estações de metrô e aeroportos era algo complexo e trabalhoso. Cada um deveria ser controlado de forma individual, ou seja, um sistema controlava o sentido das escadas, outro regulava a temperatura do ar-condicionado e mais um checava bloqueios e catracas. 

Porém, esse modo tão antiquado vem sendo substituído no Brasil por sistemas inteligentes que possibilitam controlar esses e outros itens de um lugar só, de maneira integrada e remota. Isso tem facilitado a vida de muitos operadores e aperfeiçoado o trabalho no transporte e em bancos, por exemplo. 

Sistema Inteligente 

O engenheiro da G4S Plantech.Instalarme, Humberto Coelho, cita o exemplo do sistema SmartControl, desenvolvido pela própria G4S, que integra mais de 15 subsistemas, além de ser adaptável a qualquer necessidade. “O SmartControl gerencia escadas rolantes, elevadores, sonorização, CFTV (Circuitos Fechados de TV), iluminação, sistemas de energia, detecção de incêndio, tanto em um aeroporto quanto no metrô. Mas assim como no metrô temos catracas de acesso, no aeroporto temos detectores de metais. São necessidades diferentes, mas que podem ser agregadas ao SmartControl instalado em cada um”, diz. 

Segundo o especialista, o principal objetivo é a integração de sistemas em uma mesma plataforma operacional. Dessa forma, a tecnologia é aberta e configurada de acordo com as necessidades do projeto. O sistema pode ser acessado tanto pela rede local do cliente quanto via internet e varia conforme as políticas de segurança de cada empresa.

10 Benefícios e aplicações do monitoramento à distância:

1. Menor gasto com equipamentos. A tecnologia permite monitorar e controlar sistemas distintos em um só terminal de acesso.

2. Segurança. O sistema apresenta estratégias automáticas de evacuação em caso de emergência e câmeras de monitoramento.

3. Portabilidade. Rede sem fio integrada, possibilitando o gerenciamento completo de todos os subsistemas local e remotamente.

4. Redução de custos com mão de obra. Um mesmo operador pode controlar todos os sistemas em estações remotas, sem necessidade de adaptações ou de outros operadores auxiliares. Além disso, não é preciso treinar o profissional para operar cada sistema.

5. Sustentabilidade. Instalação de ferramentas inteligentes para o uso eficiente da energia, colaborando para diminuir os impactos ambientais.

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre sistemas de monitoramento à distância. Para continuar lendo, acesse NetSeg.