Como as câmeras de segurança podem ser um risco para a invasão de dados
Como as câmeras de segurança podem ser um risco para a invasão de dados
Só no Brasil há registros de mais de 3.253 vazamentos de dados neste ano segundo o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov). É mais que o dobro dos 1.615 casos contabilizados entre 2020 e 2023, e o maior número já registrado pelo Governo Federal.
A popularização das câmeras Wi-Fi já é sinônimo de praticidade e segurança essencial para residências e empresas graças ao monitoramento de ambientes em tempo real. Mas, essa comodidade também está vindo acompanhada de um risco crescente: a exposição e vazamento de imagens privadas. E a culpa, muitas vezes, recai sobre a escolha de câmeras desconhecidas ou de origem duvidosa, que oferecem pouca ou nenhuma garantia de privacidade e segurança.
O 'barato sai caro' e põe em risco a segurança dos usuários quando os consumidores optam por marcas mais baratas, sem verificar a procedência ou a reputação. O que parece um bom negócio, pode acabar sendo um pesadelo. "Vemos isso em diversos relatos de falhas de segurança, invasões de sistemas e até vazamento de imagens pois os hackers conseguem acessar imagens por meio de câmeras com proteções frágeis ou inexistentes, colocando em risco a privacidade das pessoas", alerta Alessandro Campos, Diretor de Marketing da TP-Link.
Um dos maiores problemas, além da invasão por hackers, é a falta de transparência das políticas de privacidade. Algumas marcas suspeitas sequer deixam claro o que fazem com os dados e imagens captados. "Isso significa que, além da vulnerabilidade aos ataques, as imagens podem ser compartilhadas sem o consentimento dos usuários, expondo residências e negócios a riscos graves", explica Alessandro.
Outro fator alarmante é a dependência de terceiros para instalar e configurar as câmeras já que técnicos mal-intencionados que, após realizar a instalação, continuavam a acessar as imagens. "É comum relatos de alguns usuários que não se davam conta de que suas câmeras estavam sendo monitoradas por alguém fora de suas residências. Isso reforça a necessidade de não apenas escolher uma marca confiável, mas também entender como o sistema funciona e, quando necessário, procurar técnicos autorizados e certificados", alerta.
O especialista ainda ensina que dominar o processo de instalação e configuração pode evitar surpresas desagradáveis. "Na hora de escolher uma câmera Wi-Fi, é essencial entender a reputação da marca, verificar se há suporte técnico e, principalmente, um termo claro de privacidade. Nós temos noção do perigo que os usuários enfrentam e por isso investimos em protocolos de segurança robustos, como criptografia de dados e autenticação de dois fatores. Esses recursos garantem que apenas o proprietário e pessoas autorizadas tenham acesso às imagens.", diz.
Mais sobre as câmeras TP-Link:
Tapo TC70/ Tapo C200
- Compatível com Protocolo ONVIF
- Vídeo em alta definição: todas as imagens exibidas em alta definição 1080p
- Pan/Tilt: 360º na horizontal e 114º na vertical
- Visão noturna: visibilidade de até 9m em locais com baixa iluminação
- Notificação de movimento: notificação em tempo real, no celular ou tablet, quando a câmera detectar movimentos
- Áudio bidirecional: permite a comunicação com o local monitorado através de um microfone e alto-falante
- Armazenamento seguro: armazena até 512 GB em cartão microSD, equivalente a 1.536 horas ou até 64 dias de filmagem, com base em condições de laboratório (necessita atualização de Firmware)
- Controle de voz: compatível com Assistente do Google e Amazon Alexa
- Alarme de som e luz: ative efeitos sonoros e de iluminação para inibir visitantes indesejados
- Tapocare: Serviço de Assinatura Completo para Gravação de Vídeos na Nuvem (Período de teste gratuito por 30 dias ou confira os valores para assinatura. Saiba mais)
- Economia de Dados: ao perceber que a Tapo está transmitindo uma imagem estática há mais de 5 minutos, ela envia uma notificação para verificar se você quer continuar assistindo a transmissão pelo celular.
Tapo TC40/ Tapo C500
- Compatível com Protocolo ONVIF
- Visualização ao vivo em Alta Resolução (HD 1080p) que revela imagens nítidas e detalhadas.
- Compatível com Alexa e Assistente Google: Deixe sua casa cada vez mais inteligente e automatizada*.
- Detecção de Pessoa e Rastreamento de Movimento: A Tapo C500 usa Inteligência Artificial para identificar pessoas e rastrear movimentos, notificando o usuário quando necessário**.
- Cobertura Visual em 360°: com um alcance horizontal de 360° e vertical de 130°, a Tapo C500 cobre uma grande área.
- Visão Noturna de até 30 metros: Fique de olho no seu patrimônio mesmo em ambientes escuros.
- Proteção contra Intempéries IP65: A Tapo C500 é resistente à água e poeira, garantindo durabilidade em ambientes externos
- Instalação Flexível: Instale sua Tapo C500 na parede, teto ou poste‡. Você escolhe o local para obter a visualização perfeita.
- Opções de Armazenamento: Salve vídeos gravados em um cartão microSD† instalado (até 512 GB) ou use o serviço de armazenamento em nuvem Tapo Care (consulte os planos e preços).
- Alarme Sonoro Personalizável: Grave seu próprio áudio para usar como alarme e proteja seu patrimônio.
- Modo Privacidade: Bloqueie fisicamente a lente caso precise de privacidade.
- Áudio Bidirecional: Permite a comunicação por meio de microfone e alto-falante embutidos. Amplie a segurança se comunicando com quem está do lado de fora sem precisar se expor.
- Economia de Dados: ao perceber que a Tapo está transmitindo uma imagem estática há mais de 5 minutos, ela envia uma notificação para verificar se você quer continuar assistindo a transmissão pelo celular.
Esse conteúdo é uma curadoria da RX, para saber mais acesse: NETSEG