Vantagens da portaria remota na segurança

Considerado o futuro da segurança, a portaria remota consiste no serviço de portaria feito a distância, por uma empresa de segurança qualificada, onde o controle de acesso vai ser realizado por um monitor interno.

Ela funciona 24h por dia, 7 dias por semana, e é uma solução altamente tecnológica e eficaz, além de ser ainda mais segura. Já que, na portaria remota, não há a presença de um porteiro físico, o que diminui a chances da integridade física de alguém nos casos de rendições, principalmente em empresas onde há um fluxo muito grande de produtos de alto valor.

Como funciona o fluxo de entrada e saída para empresas?

Se a sua empresa escolheu essa modalidade de portaria, existem dois públicos que são contemplados nas estratégias adotadas: os seus funcionários e demais pessoas externas (fornecedores, prestadores de serviços, visitantes, etc).

No caso dos funcionários, eles terão o acesso através de senhas numéricas, autenticação biométrica ou cartões de liberação.

Já quando falamos dos visitantes ou prestadores de serviços, a portaria remota costuma funcionar da seguinte forma:

  1. O visitante aciona o interfone na entrada;
  2. O monitor, que fica na central, recebe um chamado e verifica a identidade do visitante;
  3. O condômino é contatado para aprovar a solicitação de entrada;
  4. Caso aprovado, o monitor libera remotamente o acesso do visitante.

Há ainda lugares onde a portaria remota opera, que os visitantes podem receber um QR Code temporário para entrar no condomínio.

Outro ponto que deve ser levado em consideração, é a questão do custo benefício. Quando você contrata este tipo de serviço, todos os encargos trabalhistas, por exemplo, ficam a cargo da empresa contratada.

Além disso, como o controle é centralizado, a presença de mais de um porteiro são extensas e desnecessária.

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre segurança eletrônica. Para continuar lendo, acesse o G1.