03 a 05 de Setembro 2024
Distrito Anhembi | SP

Geradores de neblina, a cereja do bolo dos sistemas de segurança

A última onda de assaltos a joalherias dentro de shopping centers comprova que não há limites para a atuação da criminalidade quando detecta um alvo.

 

Inicialmente, quando o dinheiro “em papel” era muito utilizado no mercado, o foco era as agências bancárias, caixas eletrônicos, carros-fortes e empresas transportadoras de valores (até o Banco Central foi alvo dos criminosos nessa fase). Com o fortalecimento dos sistemas de segurança e a redução da utilização do dinheiro em papel, ocorreu a migração dos roubos para lojas de eletroeletrônicos, centros de distribuição e mais recentemente: joalherias. Qual será o próximo alvo? Não sabemos! Mas o que está evidente é que onde existir algo de valor que possa se reverter em dinheiro rapidamente, os ladrões invadirão para roubar.

Os sistemas de segurança eletrônica evoluíram e agora contam com controle de acesso mais moderno, sistemas de alarme e CFTV com Inteligência Artificial, Reconhecimento Biométrico com análise facial e de íris, mas todos esses avanços ainda não são suficientes para segurar a onda de roubos e assaltos que assolam o nosso país. 

 

No início do século 21, algumas agências bancárias adotaram o uso dos primeiros geradores de neblina no combate a roubos e assaltos. Infelizmente esses equipamentos eram muito fracos e pouco eficazes, uma vez que não conseguiam gerar neblina com a rapidez e densidade necessária para impedir o roubo. Mas a tecnologia evoluiu e hoje existem equipamentos extremamente eficazes que em poucos segundos obstruem totalmente a visão em pequenos ambientes (sala ATM, sala-cofre, estoque de loja) e grandes ambientes (centros de distribuição, galpões de agrobusiness). Inúmeras tentativas de roubos frustradas, comprovam que ambientes protegidos com gerador de neblina, são capazes de deter a ação criminosa.

Os geradores de neblina receberam diversas inovações tecnológicas, patentes mundiais e hoje funcionam integrados aos sistemas de alarme e videomonitoramento. O acionamento do disparo pode ser automático - através da detecção de sensores associados aos painéis de alarme, manual - com a identificação visual realizada por vigilantes ou híbrido – com acionamento manual e automático. A integração entre o videomonitoramento, alarme e gerador de neblina deve estar bem “afinada” para que o todos os dispositivos conversem e atuem mais rapidamente que a ação criminosa. Existem também opções de monitoramento do gerador de neblina através da nuvem, sem a necessidade de instalação de softwares e hardwares, descomplicando o gerenciamento e tornando possível pequenas instalações se auto monitorarem.

Com todas essas inovações, os geradores de neblina ganharam notoriedade, expandindo seu campo de atuação para todos os setores e não somente nas agências bancárias, como era antigamente. Hoje em dia, já se utiliza os geradores de neblina URFOG, distribuídos pela BYCON, nas maiores redes de lojas do país: lojas de celulares e eletrônicos, transportadoras de valores, ERBs de Telecom, companhias de energia e saneamento, joalherias, lotéricas, lojas de armas e até mesmo no agrobusiness, onde tem ajudado a evitar roubos de defensivos agrícolas de forma muito efetiva.

A neblina gerada é totalmente inofensiva, seca e não deixa resíduos, permitindo o seu uso em todo tipo de negócio, inclusive residências. Com certificação internacional, estes produtos são amplamente utilizados em toda a Europa e já vem ganhando muito espaço nos demais países e continentes como EUA, Canadá, Ásia, África e toda a América do Sul. No Brasil, há muito ainda para avançar e o maior desafio ainda é falta de conhecimento e a criação do hábito de consumo, ou seja, projeta-se sistemas de segurança com controle de acesso, câmeras, gravadores e alarme, mas a maioria se esquece (ou desconhece) que o sistema efetivo se completa com a utilização conjunta dos geradores de neblina.

A BYCON atua fortemente no desenvolvimento deste mercado em conjunto com seus parceiros comerciais e até mesmo com seus competidores, gerando conhecimento e fornecendo treinamento/informação em escala, pois só assim atingiremos o nível de uso eficaz e desejado. Já geramos diversos casos de sucesso em todos estes segmentos e isto vem incentivando novos projetos de segurança, uma vez que o próprio mercado vem difundindo estes novos conhecimentos.

A URFOG (Itália) tem sua marca representada pela BYCON no Brasil por quase uma década, e também está presente em mais de 80 países em todos os continentes, investindo mais de um milhão de Euros anuais em P&D. Possui hoje o maior portfólio de equipamentos (mais de vinte modelos), dezenas de patentes e soluções para qualquer tipo de aplicação.

A BYCON com presença nacional de 20 anos, possui equipe treinada na Europa para montagem, manutenção, assistência técnica, suporte e treinamento para qualquer tipo de projeto. Estamos preparados para auxiliar o mercado brasileiro assimilar estas novas tecnologias e melhor proteger os seus clientes e negócios.