Necessidades operacionais e de segurança das fazendas solares
Conteúdo publicado originalmente no portal Netseg.
É inegável que o mundo está em uma crise de mudança climática, e a necessidade de ação é mais do que urgente - é vital. De forma encorajadora, a quantidade de energia criada a partir de fontes renováveis - algo que será central para as nações alcançarem suas metas de redução de emissões de CO2 - está crescendo em todo o mundo.
De acordo com um relatório da Agência Internacional de Energia, a taxa de crescimento da capacidade mundial de energia renovável saltou 45% em 2020 apesar da pandemia, uma parte significativa da qual foi "um boom sem precedentes" em energia eólica e solar que incluiu um aumento de 23% nas instalações de energia solar. A AIE previu que um crescimento semelhante seria visto em 2021 e 2022.
Protegendo a infraestrutura crítica
Com este impulso positivo e o aumento da proporção de energia fornecida por fontes como solar e eólica, as usinas de energia renovável estão rapidamente se tornando tanto parte da infraestrutura crítica de uma nação quanto qualquer usina elétrica. A interrupção de sua operação terá impacto sobre o fornecimento de energia e terá um efeito imediato sobre os cidadãos e as empresas.
Para aqueles que podem querer danificar e perturbar - desde vandalismo a ativistas até crime organizado mais sério e terrorismo - as usinas de energia de todos os tipos representam alvos atraentes. Algumas das características únicas das usinas de energia renovável - particularmente as fazendas solares - trazem desafios específicos de segurança. O uso de tecnologias modernas de videomonitoramento para proteger as usinas de energia solar é, portanto, essencial.
Apoio à segurança e eficiência operacional das usinas solares
Enquanto a segurança dentro e ao redor de fazendas solares é crítica, o videomonitoramento em rede desempenha uma série de outros papéis no gerenciamento e manutenção, aumentando a eficácia e criando eficiências.
Operações ininterruptas e eficientes são essenciais se a usina de energia solar for fornecer o máximo de energia renovável possível, e o videomonitoramento desempenha um papel fundamental nas questões que podem afetar a produção da usina.
Garantir a saúde e segurança de qualquer pessoa que trabalhe dentro e ao redor da fazenda solar pode ser apoiada pelo videomonitoramento, assegurando que todas as diretrizes estejam sendo seguidas, ao mesmo tempo, em que também atua como um método adicional para garantir que o trabalho de manutenção tenha sido realizado adequadamente.
Por último, mas não menos importante, com as fazendas solares e a energia renovável sendo centrais para atingir as metas gerais de emissões, é essencial que a tecnologia de monitoramento utilizada também contribua da maneira mais positiva possível para as metas mais amplas de sustentabilidade da usina elétrica.
Tecnologias essenciais de monitoramento e segurança para usinas de energia solar
Várias tecnologias podem ser empregadas na proteção de usinas de energia solar, garantindo saúde, segurança e eficiência operacional.
Em combinação com outras tecnologias, as câmeras de vídeo em rede são uma ferramenta essencial na proteção do perímetro das fazendas solares e na redução do número de falsos alarmes causados por eventos meteorológicos ou animais. Câmeras de videomonitoramento e câmeras térmicas, sensores de radar e analíticos combinam-se para detectar a verificação, identificação e rastreamento de pessoas ou animais que se aproximam ou violam o perímetro. Tecnologias de baixa luminosidade permitem a verificação visual 24 horas, mesmo na escuridão quase total.
Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre Necessidades operacionais e de segurança das fazendas solares. Para continuar lendo, acesse Netseg.