A Inteligência Artificial como aliada para segurança

A Inteligência Artificial como aliada para segurança

A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade e tem desempenhado um papel importante em diversos setores ao longo dos anos, e nas questões relacionadas à segurança isso não é diferente.

O aumento da criminalidade, seja física ou cibernética, exige soluções inovadoras e eficazes para proteger pessoas, propriedades e informações.

Nesta situação desafiadora, a inteligência artificial torna-se uma aliada fundamental, fornecendo uma variedade de ferramentas e recursos para modernizar e melhorar as operações de segurança em diversas áreas.

Com os avanços tecnológicos, as soluções baseadas em IA têm sido utilizadas com sucesso para identificar e responder as novas ameaças, com maior agilidade e precisão. Desde análise de dados, reconhecimento facial, previsão de crime, monitoramento de redes sociais e defesa cibernética, a inteligência artificial tem se mostrado não apenas como uma tecnologia autônoma, mas também um complemento que potencializa outras soluções de segurança.

Contudo, é importante lembrar que o uso da IA ​​deve obedecer às normas e regulamentos legais. As empresas devem compreender as regras para garantir que estas tecnologias sejam desenvolvidas e utilizadas de forma responsável, respeitando os direitos humanos, a privacidade e os princípios éticos.

Aplicações da Inteligência Artificial na Segurança

Reconhecimento facial: Através do uso de imagens captadas por câmeras de vigilância em espaços públicos, a inteligência artificial consegue identificar comportamentos suspeitos e reconhecer indivíduos em tempo real

Análise de vídeos de vigilância:  Além do reconhecimento facial, a inteligência artificial é utilizada na análise de vídeos de monitoramento para detectar comportamentos suspeitos ou atividades criminosas. Por meio de algoritmos de visão computacional, é possível monitorar grandes quantidades de vídeos em tempo real e alertar as autoridades sobre situações que demandam intervenção.

Segurança residencial inteligente: Uma das aplicações mais acessíveis da inteligência artificial está na área da segurança particular, por meio de sistemas inteligentes. Essas soluções empregam algoritmos de IA para identificar intrusos, vigiar ambientes e gerenciar dispositivos domésticos. Por exemplo, as câmeras de segurança com inteligência artificial conseguem distinguir entre movimentos normais e atividades suspeitas, enviando notificações aos proprietários em caso de invasão. Além disso, esses sistemas podem se integrar a fechaduras eletrônicas e sistemas de alarme, dando mais proteção e controle sobre a segurança da residência.

Rastreamento de ativos: As empresas podem se beneficiar da IA para monitorar em tempo real a localização de ativos valiosos, como veículos e cargas. Os algoritmos analisam dados de GPS, sensores e outras fontes para fornecer informações precisas sobre a localização dos equipamentos.  Isso não apenas ajuda a evitar perdas e roubos, mas também otimiza a logística e o gerenciamento de frota, melhorando a eficiência operacional.

Previsão de Crimes: Os algoritmos de IA têm sido utilizados na previsão de crimes, analisando um grande volume de dados para identificar padrões e tendências. Isso permite uma resposta mais rápida e eficiente na identificação de atividades ilícitas.

Monitoramento de redes sociais: A IA também ajuda a monitorar as redes sociais em busca de possíveis ameaças. As ferramentas são ensinadas para detectar padrões de comportamento e linguagem associados a atividades criminosas, como discurso de ódio, planejamento de atos violentos ou compartilhamento de fake news. Com a identificação antecipada dessas ações, as autoridades podem intervir de forma mais eficaz. 

A inteligência artificial representa uma evolução para o setor de segurança para diferentes aplicações. Com uso consciente e responsável da ferramenta é possível ampliar a segurança em diversos setores, contribuindo de forma positiva para a segurança e o bem-estar de nossa sociedade.

A IA será um dos assuntos amplamente abordados na ISC Brasil 2024, de 03 a 05 de setembro, no Distrito Anhembi-SP. Programe-se para participar e fazer parte da elite do mercado de segurança integrada no país.

Jacqueline Gagliano, gerente da ISC Brasil