Monitoramento interno para redução de riscos e perdas proporciona maior segurança nos processos

Conteúdo publicado originalmente no Segurança Eletrônica.

Projeto de segurança colaborou para o monitoramento da qualidade e eficiência dos processos da empresa.

A JSL é uma empresa líder em logística rodoviária no Brasil. A companhia está no mercado há 66 anos e atua em sete países através de seus mais de 26 mil colaboradores. Devido a sua ampla experiência, a JSL está presente em mais de 16 setores da economia através dos seus clientes, como: agronegócio, automotivo, mineração, siderurgia, alimentício e químico.

Uma de suas operações intralogísticas fica na cidade de Paulínia, interior de São Paulo. Por lá, é realizado um trabalho minucioso de logística interna e uma das grandes preocupações da JSL era com a segurança em seus processos e as pessoas envolvidas na operação.

“Precisávamos de um projeto de segurança que contemplasse o monitoramento dentro dos nossos armazéns e a prevenção de acidentes. A ideia é identificar qualquer anormalidade e quebra de procedimentos e assim tratar esses potenciais desvios e incidentes antes que se tornem uma grande ocorrência”, explicou Ricardo Wauke, coordenador de operações da JSL.

O Grupo Macor foi a empresa escolhida para realizar todo o projeto de segurança e a integração das soluções. Ao todo, foram instaladas cerca de 90 câmeras na região perimetral e na área de entrada e saída de equipamentos, para monitorar a qualidade e eficiência dos processos. As soluções utilizadas – câmeras, DVRs e roteadores wireless – são da fabricante Intelbras e toda a parte de infraestrutura de cabos da empresa DNI.

“Foi um projeto muito desafiador para nós, porque foi preciso seguir uma série de protocolos e restrições que normalmente não acontecem em uma planta comum. Foi necessário, por exemplo, montar toda a infraestrutura do zero, sem utilizar nada que já tinha no local; também não podíamos usar nenhum recurso que conectasse com a internet, devido a política de vazamento de imagens que o cliente exige, então todo o projeto foi realizado com câmeras Full HD ao invés de IP, para evitar qualquer risco, além de um potente armazenamento local. 

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre Monitoramento interno para redução de riscos e perdas proporciona maior segurança nos processos. Para continuar lendo, acesse Segurança Eletrônica.