Postes inteligentes ganham as ruas para intensificar a segurança
Postes inteligentes ganham as ruas para intensificar a segurança
Nova tendência na proteção de condomínios residenciais e corporativos nas grandes cidades, o equipamento usa Inteligência Artificial para detectar ameaças em tempo real.
Umas das novas tendências para intensificar a segurança nas redondezas de condomínios residenciais e corporativos é o uso de postes com câmeras inteligentes. Utilizando a tecnologia da Inteligência Artificial (IA), esses equipamentos conseguem detectar movimentos suspeitos que fogem do padrão – como pessoas paradas muito tempo em frente do imóvel, uma moto que passa na contramão ou um mesmo veículo trafegando várias vezes na frente do condomínio.
"A IA aprende a rotina do local e torna-se apta para tomar ações, segundo as imagens registradas. Sempre que necessário, o equipamento fornece elementos para ações reativas, preventivas ou no momento exato das ocorrências observadas", afirma Najla Laurindo, especialista em tecnologia de segurança e Head do Grupo GR.
O poste inteligente combina tecnologias de vigilância e comunicação para melhorar a segurança urbana. Costuma estar equipado com câmeras de alta resolução para detectar e analisar atividades suspeitas no mesmo momento que ocorrem. "Além de ser um ponto de vigilância, o poste inteligente também serve como uma estação de comunicação, fornecendo acesso Wi-Fi público, pontos de carregamento USB e até mesmo interfaces para chamadas de emergência", informa.
Os dados coletados pelo poste inteligente são processados em tempo real por algoritmos de IA, permitindo uma resposta rápida a incidentes de segurança e uma análise mais detalhada para identificar padrões de comportamento suspeito. Eles podem também ser integrados a sistemas de segurança urbana mais amplos, como centros de controle de segurança, para fornecer uma visão abrangente da área monitorada e coordenar uma resposta eficaz a incidentes.
Esse conteúdo é uma curadoria da RX, para saber mais acesse a: NETSEG