SSP adquire drones para auxílio nas ações de segurança

Reforço nos céus para patrulhamento na capital. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) contará, no máximo até junho, com drones para auxílio nas ações das forças policiais do Distrito Federal. O pregão, aberto em janeiro e realizado no início março, possibilitou acordo para aquisição de sete aeronaves, que serão usadas, segundo o edital, em favor das subsecretarias do Sistema de Defesa Civil (Sudec/SSP) e de Inteligência da SSP, da Diretoria de Inteligência Penitenciária, vinculada à pasta da gestão penitenciária (DIP/Seape) e da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (Dpoe/Seape).

Além dos equipamentos, a contratada se responsabiliza pelos acessórios do drone, como baterias, câmeras, hélices reservas e outros aspectos técnicos. A empresa Embratop Geotecnologias, de São Paulo, faturou a licitação por R$ 397 mil para fornecimento de sete aeronaves, sendo uma delas do modelo DJI Matrice 210, unidade resistente à água, dobrável e com capacidade de voo de até nove mil pés – ou seja, quase 2,5 mil metros – e raio de dois mil quilômetro de autonomia. Outros seis foram adquiridos, mas da versão Mavic 2 Enterprise Zoom, de menor alcance, mas pilotável em ambientes fechados.

Pelo contrato, a empresa tem 60 dias a partir do empenho das notas de pagamento para fornecer os equipamentos, que vêm com garantia de um ano. 

Essa é uma seleção de conteúdo da RX Global sobre o mercado. Para conferir o conteúdo original, visite o site Revista Segurança Eletrônica.